![Adega Chesini, uma das melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos para se descobrir](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Adega-Chesini-Blog-Vambora.jpg)
O Rio Grande do Sul e a região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é a maior produtora de uvas do Brasil! Porém, o que pouca gente sabe, é que a maior parte dos vinhos produzidos no país são de pequenas e medias propriedades, e não das maiores, e geralmente mais famosas. Além dessas grandes vinícolas, a região possui incríveis produtores, de médio e pequeno porte, de maravilhosos e surpreendentes vinhos, em várias vinícolas no Vale dos Vinhedos.
![Adega Chesini, no Vale dos Vinhedos](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Enoturismo-Adega-Chesini-Blog-Vambora.jpg)
Nós conhecemos algumas dessas propriedades e foi realmente uma bela surpresa ver que vinícolas brasileiras ainda não tão conhecidas do grande público, produzem vinhos e espumantes tão bons! E o mais legal foi que a maior parte delas começou com uma pequena produção familiar, baseada na paixão pelos vinhos, e que ao longo do tempo foi crescendo e se tornando mais profissional, envolvendo filhos e netos até hoje em dia!
+ TOP 7 Vinícolas na Serra Gaúcha para conhecer
Se você for fazer uma viagem para Serra Gaúcha e gosta de vinhos, vai amar conhecer então essas surpreendentes vinícolas no Vale dos Vinhedos! Confira abaixo as que fomos e adoramos:
4 Vinícolas no Vale dos Vinhedos para descobrir:
1-) Adega Chesini
![Degustação de vinhos na Adega Chesini](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Degustacao-Vinhos-Adega-Chesini-Blog-Vambora.jpg)
Localizada na cidade de Farroupilha, a Adega Chesini iniciou a produção de uvas em 1930 e dos vinhos 1960. Dá para visitar a vinícola e fazer uma degustação de até 7 vinhos e espumantes, no total, muitos deles vencedores de premiações.
O local das degustações é lindo e conta um pouco sobre a história da família e da vinícola Chesini, com você podendo ver, por exemplo, as antigas pipas tradicionais, ao lado da tecnologia moderna dos tanques de inox para a produção dos vinhos.
![Adega Chesini no Vale dos Vinhedos](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Visita-Adega-Chesini-Blog-Vambora.jpg)
Eles oferecem também um tour diferenciado, chamado de “Experiência Sabor e Fé”, na qual contam a história da família e da vinícola com o vinculo com a fé, incluindo até partilha do pão e do vinho. Eles ainda oferecem outras experiências na vinícola, como refeições harmonizadas, jantares temáticos, etc. Veja: https://www.adegachesini.com.br/enoturismo
2-) Cave Antiga
![Cave Antiga, vinícola na cidade de Farroupilha, no Vale dos Vinhedos](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Cave-Antiga-Vale-dos-Vinhedos-Blog-Vambora.jpg)
Também localizada na cidade de Farroupilha, no Vale dos Vinhedos, a Cave Antiga foi fundada em 1948 e fica localizada num edifício histórico. O mais legal é que eles procuraram manter a estrutura original do local, só fazendo mudanças pontuais, para modernizar a produção dos vinhos.
![Vinicola Cave Antiga](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Vinhos-Cave-Antiga-FOTOSTATIANA-CAVAGNOLLI.jpg)
Aqui, nós fizemos um jantar harmonizado mais do que especial, numa das salas bem preservadas da vinícola. Quando for, repare no lustre, feito com galhos das parreiras, e a mesa, repleta de elementos ligados aos vinhos da região, de rolhas até folhas, etc. Lindo!
Entre os rótulos que mais gostamos, os com uva moscatel, são realmente muito especiais! Veja mais sobre a vinícola: http://www.caveantiga.com.br/
3-) Faccin Vinhos
![Faccin Vinhos](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Bruno-Faccin-Vinhos-FOTOSTATIANA-CAVAGNOLLI.jpg)
Especializados em vinhos naturais, ou seja, produzidos com mínima intervenção química possível, a Faccin Vinhos está localizada em Monte Belo do Sul, também na região do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha.
![Vinhos naturais da vinícola Faccin](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Faccin-Vinhos-Naturais-FOTOSTATIANA-CAVAGNOLLI.jpg)
Conhecemos pessoalmente a família, os super comunicativos e simpáticos, Bruno Faccin, juntamente com seu pai Antonio, os responsáveis por um dos vinhos mais surpreendentes e gostosos que experimentamos nessa viagem!
![Faccin Vinhos](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Vinho-Faccin-Vale-dos-Vinhos-Blog-Vambora.jpg)
Nós tivemos o prazer de fazer uma degustação harmonizada dos vinhos deles e qualquer um pode ir na vinícola e também fazer. Prove os espumantes, se puder o Nature Pinot Noir 2018, muito, mas muito bom mesmo! Veja aqui como ir e marcar a visita: https://www.faccinvinhos.com
4-) Vinícola Lovara
![Vinicola Lovara](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Vinicola-Lovara-FOTOSTATIANA-CAVAGNOLLI.jpg)
Por falar em vinícolas familiares, a Vinícola Lovara, em Bento Gonçalves também foi uma ótima surpresa!
Criada em 1967, foi só em 1991 que passaram a produzir os chamados “vinhos finos” e parte da família, ainda continua no negócio, como a enóloga Roberta Benedetti, que fez um tour conosco pela Lovara.
![Foundue Vinicola Lovara](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Foundue-Vinicola-Lorava-Blog-Vambora.jpg)
Achei muito legal que eles oferecem diversas atividades ligadas ao enoturismo na vinícola, como foundue harmonizado com os vinhos durante o inverno (de junho a agosto), degustações harmonizadas com bruschettas, aula de receita típica da família com vinhos, jantar durante a vindima, etc. Veja aqui todas as opções: https://www.vinicolalovara.com/enoturismo
Nós tivemos a chance de provar o foundue harmonizado e que delícia! De queijo e chocolate, com queijos da região, pudemos experimentar diversos dos excelentes vinhos e espumantes deles. Em especial, o Brut Rosé e o espumante Gran Lovara (só vendido na vinícola), foram alguns dos melhores espumantes de toda viagem, tudo servido num dos cômodos originais da casa, que foi todo restaurado para receber os visitantes.
![Vinhos da Vinícola Lovara, no Vale dos Vinhedos](http://www.blogvambora.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Vinhos-Vinicola-Lovara-Blog-Vambora.jpg)
Legal também que a loja deles, dentro da vinícola, é bem grande e possui outros diversos produtos locais ligados ao mundo dos vinhos e uvas, incluindo até produtos de beleza!
São quatro pequenas vinícolas no Vale dos Vinhedos que produzem grandes vinhos e espumantes! Muitas vezes, somente com seus vinhos sendo vendidos no Rio Grande do Sul, essas são vinícolas com produtos espetaculares, que todo o Brasil deveria conhecer! Estando na região do Vale dos Vinhedos, além das grandes vinícolas do Rio Grande do Sul, não deixe de incluir também no seu roteiro esses pequenos produtores: você vai se surpreender! Vambora?
*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e do Ibravin
*** Veja mais dicas da SERRA GAÚCHA:
– Aluguel de carro em Gramado e como chegar na cidade
– Pousadas e Hotéis em Bento Gonçalves: onde se hospedar na cidade
– Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha
Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora!